Nada melhor para comemorar o aniversário da minha cidade do que o documentário “Somos São Paulo”. Dirigido por Kika Nicolela e Lucas Bambozzi, o documentário é parte do projeto 6 bilhões de Outros e foi produzido especialmente para uma exposição que passou no MASP, em São Paulo, em 2011.

Mais de 100 brasileiros foram entrevistados tendo São Paulo como pano de fundo, a cidade dos encontros e da miscigenação, cultura e eventos,  compartilhamentos e debates… Um depoimento fascinante sobre o que é chegar em São Paulo como imigrante.

Escolha seu personagem: a senhora polonesa de mais de 80 anos que descreveu mortes de familiares nos campos de concentração e sua luta na resistência; a jovem coreana que namora um brasileiro e o seu depoimento inteligente sobre o que significa ser uma criança imigrante; o inconformado egípcio de 50 anos que até hoje não conseguiu encontrar a sua identidade cultural; o argentino que veio como exilado político e como encontrou um lar em São Paulo; a senhora russa de mais de 90 anos que foi expulsa da China pelo governo; o neto de japoneses que resolveu ir atrás das suas raízes em Okinawa, no Japão e muitos outros…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *